Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Faça seu próprio aquecedor USB para manter calor em canecas de chá e café.

Usar o computador e levar uma caneca com bebida é comum para quem trabalha horas em frente ao PC. No entanto, após pouco tempo, a tendência é que a bebida vá esfriando até ficar ruim. Pensando nesse problema, durante a Campus Party 2011, os engenheiros Juliano Franz e Roberto Karpinski ensinaram como fazer um aquecedor USB para canecas; veja o passo a passo.




Os materiais necessários para fazer o aquecedor USB são uma caixa de madeira (10cm x 10cm x 4 cm*), um cabo USB, 4 parafusos, uma grelha (pode pegar uma dessas em fontes de computador) e um processador (velho de preferência).
* Repare que a tampa da caixa de madeira tem um buraco. Antes de iniciar o passo a passo, faça um parecido. Use como parâmetro a medida do processador: o buraco da caixa deve ser um pouco menor que o chip.



Será ainda necessário uma parafusadeira (que fez as vias de furadeira), cola tipo epóxi, um ferro de solda*, estanho (para poder soldar) e uma tesoura (que pode ser substituída por um alicate de corte).

*O ferro de solda atinge altas temperaturas. Tome cuidado ao manuseá-lo, pois pode provocar queimaduras.




Faça um furo lateral na caixa (com a parafusadeira ou uma furadeira) e passe o cabo USB por dentro dele.


Para que ele não saia facilmente da caixa, dê um nó e deixe uma ponta de, aproximadamente, 5 cm, como indicado na imagem.


Utilize a tesoura para descascar o cabo. O usuário deve tomar cuidado para, durante o processo, não machucar os fios menores que estão dentro do cabo USB.


Dentro do cabo USB há quatro fios. Para fazer o aquecedor, usaremos apenas dois: o vermelho e o preto. Não há problema em cortar os fios restantes.


Passe a cola epóxi no processador e cole na tampa da caixa, como mostrado na figura.


O processador deverá ser fixado como mostra a imagem acima.


Agora é a hora de soldar os fios do cabo USB no processador. O vermelho irá no pino VCC (polaridade positiva) do processador e o preto no VSS (polaridade negativa). Para descobrir onde cada um vai, é necessário consultar o datasheet (folha de dados) do processador. Para este passo, será necessário acessar o site do fabricante e procurar, no "diagrama de pinos", o VCC e o VSS. Na imagem, o processador está "descolado" para facilitar a visualização.

Após achar os contatos, use o ferro de solda e o estanho para conectar os fios nos contatos do processador (é importante que a solda não entre em contato com outros pinos).


Por fim, com o processador colado, parafuse a "grelha" que servirá de suporte para a caneca. A ideia é que o calor gerado pelo processador aqueça a grelha e mantenha a temperatura do café ou do chá em uma caneca.


Por fim, o aquecedor USB ficará assim. Basta colocar a caneca sobre a grelha que a temperatura da bebida continuará quente por um tempo.

Fontes: http://tecnologia.uol.com.br/dicas/ultimas-noticias/2011/01/31/faca-seu-proprio-aquecedor-usb-para-manter-calor-em-canecas-de-cha-e-cafe.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog